A DOENÇA
Breve histórico
Doença celíaca
Dermatite herpetiforme
Diagnóstico e dieta
Profissionais de saúde
Dados estatísticos
Reportagens
Exames gratuitos
Dúvidas Frequentes
CADASTRO GRATUITO
Celíaco
Empresa
Profissionais de saúde
A ACELBRA
Como surgiu
Nosso estatuto
Contato com o governo
Associações no Brasil
Associações no mundo
Nossos eventos e reuniões
Leis a favor dos celíacos
Informativo
Fotos
ALIMENTOS
Permitidos e proibidos
Pontos de vendas
Receitas sem glúten
Livros indicados
COLABORE
Seja um membro da acelbra
Colabore com a acelbra
INTRANET
Email
Documentos
OUTROS IDIOMAS
English
Español

Dúvidas Freqüentes

O diagnóstico de DC pode ser feito sem biópsia ?

Não. Como existem outras doenças parecidas com a DC, só a biópsia permite definir com exatidão se o individuo possui doença celíaca.

Para que servem os outros exames solicitados pelos médicos ?

Quando o paciente descobre que possui a DC, suas funções do intestino podem estar muito alteradas. Os exames que se fazem habitualmente permitem detectar estas alterações e as suas conseqüências.

Existem celíacos em todo o mundo ?

Sim, embora em maior quantidade em determinadas regiões. Esta distribuição irregular pode ter relação com fatores raciais e com os hábitos alimentares pois existem povos que não utilizam habitualmente os cereais com glúten na sua alimentação.

É verdade que existem "famílias de celíacos"?

Sim. Os fatores genéticos que condicionam a ocorrência da doença levam a informação que aproximadamente 10% dos familiares diretos de um celíaco possam ser celíacos. Isto quer dizer que numa família podem existir vários casos mas com sintomas de intensidade diferente. Para saber se seus familiares são celíacos, clique aqui.

A Doença Celíaca é uma doença hereditária?

Os fatores genéticos já referidos criam apenas uma "predisposição", um "bom ambiente", para o aparecimento da doença mas não determinam a doença celíaca como sendo uma doença hereditária.

O aparecimento da Doença Celíaca tem alguma relação com os problemas de gravidez e do parto?

Não. Algumas mães têm por vezes a tentação de se "acusarem" por terem feito isto ou aquilo (fumar, beber, manter atividades físicas violentas, etc.) durante a gravidez. Não há qualquer razão para esses receios pois não há relação com a doença celíaca. Mas é claro que não recomendamos nenhuma destas praticas durante a gravidez.

A amamentação tem alguma influência no aparecimento da doença?

Não. A amamentação é um "fator protetor" da saúde do bebe, mas não previne nem tampouco transmite a doença celíaca.

Um celíaco pode ter uma vida igual à das outras pessoas?

Sim, mas desde que cumpra a dieta. Um celíaco que cumpra a dieta é uma pessoa com as mesmas capacidades físicas e intelectuais que um não celíaco. Só se torna doente se não cumprir a dieta.

A doença celíaca afeta a vida sexual ?

Também aqui não há qualquer motivo para receios: desde que a dieta seja cumprida o celíaco pode ter uma vida sexual idêntica à de qualquer outra pessoa. Quando a restrição de glúten não é respeitada estão descritos quadros de baixa fertilidade, impotência, irregularidade nos períodos menstruais, etc.

O malte e o extrato de malte aparecem muitas vezes mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumir algum destes produtos ?

Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte.

O celíaco pode consumir cerveja e whisky ?

Não. O celíaco não pode consumir nem cerveja, nem whisky pois ambas contém cevada (que contém malte (que contém glúten)) em suas composições.

A dextrina-maltose ou maltodextrose é outra substância que aparece muitas vezes mencionada. Também faz mal?

Ao contrário do que o nome parece sugerir, esta substância pode ser utilizada sem riscos na alimentação do celíaco. Da mesma forma o xarope de glucose é considerado inofensivo, apesar de derivar dos cereais proibidos.

Como fazer quando somos convidados para uma festa de aniversário ?

Antes de ir a uma festa, converse com quem vai dar a festa antes, para saber o cardápio. Se for possível sugira que sejam servidos alimentos sem glúten. Se não der, alimente-se antes da festa, para que possa permanecer entre os amigos sem passar fome.

Tenho visto que alguns produtos sem glúten incluem o trigo sarraceno. Será seguro?

O trigo sarraceno não é de fato trigo, nem tão pouco um cereal. É 100% seguro para os celíacos, apesar do infeliz nome que tem. Da mesma forma existe outro pseudocereal de origem sul americana que não tem glúten. É a quinoa.

Na composição há por vezes palavras que deixam dúvidas. Como fazer então?

Como existem algumas empresas que ainda não seguem a lei 10.674, a regra de ouro do celíaco é: em caso de dúvida não consumir até conseguir o esclarecimento adequado. Mas pode dizer-se que os conservantes e os emulsionantes não têm geralmente qualquer risco enquanto que o amido ou os espessantes podem referir-se a substancias com glúten e que não devem portanto ser utilizadas.

A composição de uma determinada marca de produtos não é sempre a mesma?

Não e sofre por vezes alterações significativas sem que isso implique a sua modificação. Por isso o celíaco se deve habituar a consultar a composição dos produtos para ter a certeza de que tudo continua em ordem.

As hóstias distribuídas na Comunhão são feitas com farinha de trigo. Isto significa que um celíaco não pode comungar?

Uma vez que não é autorizada a fabricação de hóstias com outro tipo de farinha, o celíaco não deve de fato receber a Comunhão sob a espécie de pão. A igreja Católica autoriza contudo que estes doentes comunguem sob a espécie de vinho, bastando para isso expor o problema ao sacerdote que distribui a Comunhão. Peça ao seu médico ou nutricionista para elaborar um parecer ao responsável da Paróquia, no qual deve ser solicitada a realização da Comunhão através da ingestão de vinho.

Já ouvi falar em RIOSEMGLUTEN, ACELPAR, ACELES e ACELBRA. Quantas Associações existem e quais são os seus nomes?

Existem varias associações de Celíacos a nível estadual que estão todas afiliadas a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos). Abaixo temos a lista completa de associações de Celíacos existentes no Brasil.

ACELBRA-ES (ACELES)
ACELBRA-MT
ACELBRA-MG
ACELBRA-PR (ACELPAR)
ACELBRA-RJ (RIOSEMGLUTEN)
ACELBRA-SC
ACELBRA-SP
ACELBRA-RS

Quais as vantagens de ser cadastrado na ACELBRA?

Sendo cadastrado na ACELBRA voce contribui para conhecer com maior exatidão a incidência da doença celiaca no Brasil, será informado sobre as novidades sobre a doença celiaca e informações sobre os eventos realizados pela ACELBRA durante todo o ano.

Como faço para me cadastrar na ACELBRA?

Para se cadastrar o celíaco deve preencher o formulário de cadastro em nosso site. O cadastro em nossa associação é totalmente gratuito.

O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

Os medicamentos sob a forma de comprimidos ou cápsulas podem apresentar trigo em sua composição; converse com seu médico para substituí-los pela apresentação líquida.

Quantos Celíacos existem no Brasil?

O ultimo estudo da UNIFESP indica a existência de 1 celíaco para cada 214 habitantes. Utilizando-se o valor de 191.000.000 de habitantes (IBGE 2010) como base para o cálculo populacional, chegamos a uma populacao de 892.000 celíacos no Brasil.

O celíaco pode comer pão de queijo?

O celíaco pode comer pão de queijo desde que saiba a origem do mesmo. Não coma pão de queijo fabricado nas padarias comuns, pois mesmo não tendo glúten entre seus ingredientes, pode haver contaminação tanto na hora de preparar a massa quanto na hora de assar ou servir, já que todos ou outros alimentos preparados ali tem a farinha de trigo como base.

O celíaco pode tomar qualquer café?

Não. O pó de Café pode estar misturado com Cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC.

O meu filho celíaco pode brincar com massinha de modelar?

Atenção com o que a criança brinca na escola: massinhas de modelar , receitas caseiras de tintas, aulas de culinária podem expô-la ao glúten. Converse com a Direção e a equipe pedagógica sobre a Doença Celíaca e peça ajuda para que a criança possa permanecer segura no ambiente escolar.

O celíaco pode trabalhar em uma fabrica de macarrão ou em uma padaria?

Não. Quando alguém manipular farinhas proibidas, o celíaco não deve estar próximo pois o pó da farinha de trigo se espalha e pode provocar lesões na pele de celíacos muito sensíveis ao glúten.

O celiaco pode comer o hambúrguer no MC Donalds?

Não. Muitas pessoas imaginam que o celíaco pode comer "somente a carne" do hambúrguer, mas desde o momento em que o hambúrguer é frito em conjunto com o pão a contaminação com o glúten já ocorreu.

Então quais outros alimentos podem estar contaminados?

O recheio da pizza, os legumes e carnes de uma sopa feita com macarrão que contém glúten, alimentos fritos em óleo que foi utilizado para fritar alimentos com gluten (batata frita, almondegas, bolinho de queijo), bolos sem glúten que foram assados ao mesmo tempo com bolos com glúten, entre outros.

Existe alguma lei que proteja a saúde do celíaco?

Sim. A lei 10.674 obriga os fabricantes a escrever se contém ou não contém glúten nas embalagens de todos os alimentos industrializados.

Infelizmente algumas fábricas desconhecem ou não se importam com o problema da contaminação e continuam vendendo seus produtos, sem uma devida análise da total inexistência de glúten. Às vezes a contaminação pode acontecer durante a plantação e/ou colheita, na armazenagem, no transporte, no processo de fabricação e embalagem. Um exemplo são os chocolates da fábrica suíça que domina o mercado em nosso país, pois todos seus produtos (com glúten e sem glúten) são embalados nas mesmas máquinas e neste processo pode haver contaminação. Ao invés de separar o empacotamento para não haver contaminação, a Empresa optou por colocar a inscrição "Contém glúten" em todos eles.

O celiaco tem o direito de pedir uma refeição sem glúten nas viagens de avião?

Aqui no Brasil as empresas aéreas preparam um menu especial para os celíacos mas o mesmo deve ser solicitado no momento da compra da passagem.

Vou ficar hospedado num Hotel e não sei o que fazer.

Para

Vou viajar para o exterior. O que devo fazer?

Para

Fonte:
http://www.celiacos.org.pt
http://www.riosemgluten.com
Manual Informativo Básico (Nutricionista Cecília Carvalho)



Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA - Abrindo o caminho para os celíacos
ACELBRA-DF | ACELBRA-MG | ACELBRA-MS | ACELBRA-RJ | ACELBRA-RS | ACELBRA-SC | ACELBRA-SC | ACELPAR-PR

powered by dmtg